Tudo sobre musculação.
A musculação é a prática de exercitar os músculos com o intuito destes se desenvolverem, sendo esta é cada vez mais conhecida entre os apreciadores de exercício físico. A musculação ajuda em vários sentidos, desde o aspeto físico pois ajuda a desenvolver e tonificar o corpo, passando pelo melhoramento no desempenho dos atletas, chegando à sua vertente mais importante, a saúde, uma vez que a prática de musculação faz com que a prevenção de algumas doenças seja mais eficaz, particularmente doenças ósseas, musculares e originárias da má postura.
O tipo de treino irá depender do seu objetivo em relação à musculação, por isso é importante ter definido o que quer fazer com o seu corpo, para que quando começar um treino o leve até ao final, pois assim será mais fácil chegar ao resultado final tão desejado. Os resultados destes treinos não irão surgir repentinamente, os seus músculos demorarão um determinado tempo a reagir e a chegar até ao seu objetivo, e atenção muitas vezes os músculos em primeiro lugar incham antes de ficarem com o seu aspeto real, por isso não se convença logo com o primeiro resultado pois pode ser passageiro.
É necessária força muscular em tudo o que se faz no dia-a-dia, seja pegar em um quilo de arroz ou apenas pegar na sua pasta, contudo é importante ir exercitando os seus músculos para que estes se mantenham fortes e possam ainda ganhar mais força. A força máxima que os seus músculos têm determina-se de acordo com a quantidade de peso máximo que conseguirá levantar de uma só vez.
A força muscular pode mudar com treino consecutivo, ou seja, ao exercitar da forma correta o músculo vai ganhando força muscular, ao início pode apenas conseguir levantar 20 quilos e ao final de um tempo pode já conseguir levantar 50 quilos.
A hipertrofia muscular consiste, de forma simples, no aumento da massa muscular. Para o aumento da massa muscular será necessário que o diâmetro da fibra muscular e que a quantidade de filamentos de actina, miosina e sarcómeros aumente também. É muito importante a quantidade de vezes que treina com esta finalidade, assim como a intensidade com que o faz, uma vez que demorará algum tempo até surgir efeito e este treino deverá ser realizado com alguma intensidade, mas atenção com o descanso necessário dos músculos.
A resistência muscular é como que um complemento da força muscular, uma vez que irá servir para manter mais tempo a força muscular, gerando e mantendo a sua força máxima repetidas vezes. Este treino muscular calcula a capacidade de um certo músculo fazer exercícios repetidos sustentando uma determinada carga, por exemplo, em uma maquina de ginásio em que é possível colocar pesos, a resistência muscular será calculada e exercitada dependendo da sua capacidade de empurrar essa mesma carga.
Quanto maior for a velocidade e a força exercida maior será a potência muscular gerada, por isso, pode-se concluir que a potência muscular é a soma destas duas grandezas. A potência muscular irá diminuir com o decorrer do movimento, ou seja, a força empregue no início do movimento terá uma determinada intensidade, contudo ao fim de poucos segundos essa intensidade começa a diminuir, logo a potência irá diminuir.