Tudo sobre musculação.
Nos dias que correm o aspeto físico é cada vez mais importante, existindo cada vez mais pessoas a cuidar do seu corpo, fazendo musculação, ginásio, entre outras atividades que ajudarão a esculpir o corpo tal como desejado. Apesar de estas atividades por si só ajudarem nessa tarefa é necessário ter uma alimentação saudável e adequada a si para que tenha os resultados esperados, principalmente no que toca à musculação.
A musculação, tal como o próprio nome indica é a prática de estimular o crescimento dos músculos do corpo humano, contudo este crescimento não acontece apenas pelo estímulo durante a prática da musculação, é necessário existir algo que ajude o organismo. Dia-após-dia o organismo utiliza gorduras, carboidratos e proteínas para produzir a energia necessária para aguentar o seu dia de trabalho, contudo quando está a estimular o crescimento dos músculos parte dessa proteína será canalizada para reparar os músculos e os tecidos danificados.
É importante salientar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, se ingerir demasiadas proteínas, essas irão ser armazenadas, sendo convertidas em gorduras que irão ser usadas como fonte de energia ou depósito de gordura, indo contra o seu objetivo. Claro que, quando se pratica musculação é necessário que exista uma maior ingestão de proteínas, contudo deverá ingerir também uma maior quantidade de lípidos e carboidratos, só assim conseguirá alcançar o seu objetivo.
A proteína irá fazer com que o seu corpo regenere mais rapidamente, pois durante os seus treinos ocorrerão microrroturas que precisam de ser reparadas e esse será um dos papéis da proteína, assim como a construção de novo tecido muscular, chegando assim à sua meta, o aumento de músculo.
Assim sendo o melhor para um crescimento saudável dos seus músculos é ter uma alimentação rica em carboidratos e racional em proteínas e gorduras boas, só assim conseguirá disponibilizar tudo o que é necessário para a produção da sua energia diária, conseguindo disponibilizar uma dada quantidade de proteínas para a reparação e crescimento dos seus músculos, sem existir demasiada no seu organismo, evitando assim que esta ser armazene como gordura indesejada.
Como referido acima é importante não abusar na quantidade de proteínas ingeridas, a fim de evitar o depósito indesejado de gorduras, contudo qual é afinal a quantidade ideal de proteínas? Os valores recomendados de proteína no seu organismo estão entre 1,6 e 2,0 gramas de proteína por cada quilo, ou seja por cada quilo do seu peso deverá ingerir 1,6 gramas de proteína, assim sendo numa pessoa com 80 quilogramas deverá ingerir no máximo 160 gramas em cada dia.
A altura e a forma como ingere esta quantidade também é muito importante, independentemente da quantidade ideal para o seu peso nunca deverá consumir a totalidade de uma só vez, nem em duas vezes, ou seja, não deverá consumir as 160 gramas de proteína apenas numa ou em duas refeições. A ingestão deverá ser realizada ao longo de todo o dia, colocando um pequena percentagem de proteínas em cada refeição que faça (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), assim o seu organismo estará lentamente a absorver essas proteínas, tendo tempo suficiente para as canalizar corretamente e estará a estimular lentamente os seus músculos ficando assim com o resultado final muito melhor e prolongado. Poderá também repartir a quantidade necessária de proteínas por todas as refeições, deixando uma percentagem para ingerir depois do treino ajudando assim a melhor recuperação muscular.
As melhores proteínas são sem dúvida alguma as de origem animal, como ovos, carne bovina e de porco, frango, peixe, leite, derivados entre outras. Contudo existem também suplementos proteicos, que poderão ajudar nesta ingestão de proteínas, é necessário perceber bem quais as origens desses suplementos, pois nem todos são benéficos para o seu organismo.
A proteína desempenha um papel muito importante na musculação, ajudando a regenerar os músculos danificados e ainda no crescimento dos mesmos, sendo importantíssimo ter em atenção as quantidades ingeridas.