Tudo sobre musculação.
As informações recolhidas são importantes para os técnicos que têm de trabalhar com o atleta.
No início da época desportiva os atletas apresentam uma atrofia muscular relativa, decorrente do período de repouso caracterizado pela inexistência de treinos intensos. Também após uma lesão há caracteristicamente atrofia muscular devido ao desuso por inactividade. Nestas duas situações a quantificação da força muscular permite ao preparador físicc e ao médico tomarem conhecimento do estado do músculo em termm de força, compará-la com determinações efectuadas noutras alturas d2 época desportiva (no final, no chamado «pico de forma”, antes de a lesão ter ocorrido, etc.) e prescreverem os exercícios de tonificação muscular considerados mais convenientes.
A comparação da força entre vários atletas da mesma modalidade e relacioná-la com a respectiva performance, permite aos técnicos unu melhor análise da prestação desportiva de cada um dos atletas.
Que no sistema de Lovett utiliza como critérios objectivos a força da gravidade e a resistência. A classificação é baseada:
Como facilmente se conclui, trata-se de uma técnica bastante subo jectiva, que dificilmente poderá ser útil na comparação entre os atletas e que enferma de algumas causas de erro, como sejam a experiência, a posição, etc.
Vejamos alguns dos aparelhos/sistemas desenvolvidos: